quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Trabalho

(Erich Hartmann)


Ganhar mais e trabalhar menos, que é o que todo mundo quer. Ouvi isso hoje de um engravatado, sorrindo e sustentado em seu Mont Blanc. Eu queria fazer parte de um mundo onde as pessoas dissessem: trabalhar mais e ganhar o justo, que é o mais saudável. E elas poderiam dizer apoiadas na nudeza da honestidade. 

As pessoas não percebem que é bom trabalhar por prazer. E que se você trabalha por prazer, se empenha muito mais. Estuda muito mais. E logo chega à conclusão de que trabalhar por prazer significa ter facilidade em alcançar um nível de excelência. Ser feliz é o que todo mundo quer. E ter alguém capacitado é tudo que o mercado deseja. O dinheiro seria um grande acidente!

Não sei se por preguiça, se por ignorância. Talvez pelos dois. O senso crítico tornou-se algo raro. As pessoas simplesmente aceitaram que trabalhar é sinônimo de sofrimento. E sofrem a vida inteira, buscando compensar a infelicidade com a aquisição de bens materiais. Eu quero minha ordem invertida: guardo os relógios e mantenho a teimosa paixão pelo ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário