sábado, 8 de dezembro de 2012

Palestra do Professor Pierluigi Piazzi

Essa semana descobri o Professor Pierluigi Piazzi. Peguei um livro emprestado de título "Aprendendo Inteligência". É uma crítica ao sistema educacional brasileiro. Mas, muito mais que isso. Ele mostra qual é a forma mais eficaz de se estudar!

Pierluigi traz conceitos de neurociência e estudos científicos para fundamentar suas orientações. Mostra, também, como a Finlândia alcançou o primeiro lugar entre os melhores sistemas educacionais do mundo, segundo o PISA. 

O livro é pequeno. A fonte é grande e a leitura, deliciosa. Dá pra ler em um dia, tranquilamente. Mas existe também um palestra dele no youtube, bastante completa. Com duração de pouco mais de uma hora, fala sobre quase tudo que está no livro:


Essa é a primeira parte. Para assistir às outras, basta ir seguindo no youtube. Se não me engano, são oito ao todo. 

O livro pode ser encontrado por volta de R$ 30. Ao levar em consideração o conteúdo da obra, o quanto é útil pra qualquer pessoa do mundo, o preço é uma pechincha! 


O autor da obra diz, logo em seu início, que ao terminar de ler, você se perguntará: por que não me disseram isso antes? Foi o que eu fiz. E, a menos que você seja um gênio, certamente, também dirá.

Cheguei até a entrar em contato com o Professor e conclui que o melhor jeito de aprender algo é seguindo esses conselhos:

Estudar pouco, mas todos os dias. O conhecimento se acumula devagar, dia após dia. O cérebro precisa acumular poucas informações diárias pra, depois de uma boa noite de sono, deixar o conhecimento fixado no córtex cerebral (local onde ficam armazenadas as informações importantes e que merecem ser lembradas a longo prazo). 

Respeitar dois passos: absorção do conhecimento e execução. Significa assistir uma aula, ou ler um capítulo de um livro e, após ter o assunto entendido, fazer exercícios, anotações, no mesmo dia, antes de um sono longo. É preciso estudar executando tarefas, com pensamentos críticos, escrevendo. 

Dormir bem. É quando dormirmos que as informações mais importantes do dia são selecionadas e fixadas para longo prazo. É nesse período que o cérebro reseta o sistema límbico (responsável pela memória de curto prazo) e passa o que for mais importante para o córtex cerebral.

Para mais detalhes, não deixem de ler o livro. Ou pelo menos assistirem à palestra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário