sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Marcelo Gleiser



Já li em algum lugar que existem algumas coisas que podem nos ajudar a descobrir o que queremos pra vida inteira. Uma delas é a sugestão de ler sobre tudo um pouco. Raríssimos são os casos das pessoas que nascem com a convicção do que querem ter como profissão. O natural é, curiosiamente, descobrirmos. E talvez até acidentalmente!

Eu continuo procurando. Percebi hoje que posso encontrar pensando: "Quem, no mundo, eu invejo? E por que invejo?". Então eu lembrei de Marcelo Gleiser, o físico brasileiro. Que vida ele deve ter! Estuda a origem do universo. Já escreveu 12 livros. Tem uma penca de filhos. É professor e mora num país civilizado. Isso eu invejo, porque queria pra mim. 

E o que eu faço estudando direito? Não tenho certeza, mas ainda é o que mais me atrai, pensando numa satisfação futura. Um ponto também é certo: não dá pra desistir antes de alcançar uma meta. Tenho a meta de ser Juiz Federal e ensinar em uma universidade respeitada. Talvez virar pesquisador. Quando eu conseguir, chegará um momento em que me perguntarei: era isso que queria pra mim? 

A paixão pela vida tem que continuar. Às vezes conquistamos muitas coisas com o passar do tempo. Mas essas muitas coisas não moldam o nosso ideal. É preciso ter coragem pra admitir isso. Só assim deixamos de ser pessoas vazias e nos tornamos pessoas realizadas. Sobre o Universo, lá fora, nós não temos o controle. Mas criamos nossa vida com a alquimia de nossas escolhas. 

2 comentários:

Taís. disse...

continuarei lendo! É por isso que os caminhos devem ser bons, pela incerteza do destino.

Luciana Guerra disse...

Concordo completamente com o que Taís falou aí em cima!

Postar um comentário