terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cansaço


"Pessoas brilhantes falam sobre idéias. Pessoas medíocres falam sobre coisas. Pessoas pequenas falam sobre outras pessoas." Dick Corrigan

Eu não tenho mais facebook, twitter ou instagram. Só mantenho o flickr, porque lá quase ninguém anda, e serve pra eu ter acesso às fotos que tiro, de qualquer lugar. E mantém a qualidade. Cansei de visitar sites onde o culto à vaidade é maior que o cultivo de boas idéias. Emburrece. É pelo mesmo motivo que eu não assisto mais à TV. É muito melhor ler um livro, ou fazer algo que me faça ser mais interessante. 

O conhecimento me acalma, me dá mais prazer que manter a mente inerte e apenas ver as coisas reproduzidas e maquiadas. Como discordar que a possibilidade de aprender algo é mais gratificante que ouvir fulano falar sobre o que sicrano comprou no último final de semana?

Também lembro do que as redes sociais têm feito com as pessoas. Ninguém vai mais a um restaurante sem baixar a cabeça pro celular. Freneticamente as pessoas atualizam seus perfis, para saber se receberam mais uma nova "cutucada". Não conversam mais. 

Não me surpreenderei se as pessoas, subitamente, perderem a habilidade da fala. Afinal, é preciso conversar, exercitar as cordas vocais, para não tê-las enferrujadas. Mas não vale fraudar, com o uso do skype com quem está a um metro de distância. Quero vida real! Mas, hoje em dia, é raro. 

Formaram esse ciclo: olhe sobre a vida dos outros no facebook, não tenha assuntos pra falar com quem está à mesa. Assim, terás uma ótima desculpa para... continuar olhando o facebook e as fantásticas piadas que lá são compartilhadas! 

Mas também é preciso manter um pouco de equilíbrio nas conclusões. Por isso, não dá pra generalizar. Tudo bem usar a tecnologia pra falar com alguém que está tão longe... O facebook continua uma idiotice. É muito melhor usar o próprio Skype. Ou um email. Assim, ficamos longe de pessoas que falam sobre pessoas. E de propagandas baratas, como os sorrisos falsos que por lá circulam. 

2 comentários:

Carol Patrício disse...

Olá Hugo, obrigada pelo comentário! Eu não conheço o "Para Roma, com amor", mas ainda pretendo vê-lo, quem sabe numa maratona só de filmes de Woody Allen.
Não sei pq, mas o jeito que você escreveu esse post me lembrou um pouco o jeito de escreve de José Saramago, já lesse algum texto dele? Pode ser que esteja viajando, enfim...
Eu não tenho paciência mais para Facebook, Twitter, Instagram, só para o blog e o Tumblr mesmo, e já troquei a TV pelo Youtube, descubri pessoas incríveis por lá! Vc conhece o programa "Quite Interesting", da BBC ou o "Dara O Briain: School of Hard Sums"? Acho que você iria gostar. Desculpe, esse comentário virou uma redação!

Hugo Cravo disse...

Carol! Desculpa a demora em responder.
Eu gosto muito de Saramago, mas bem queria ter um estilo parecido com o dele... Ainda não conheço esses programas. Vou procurar alguns episódios no Youtube pra ver se gosto! Valeu! =)
Bjs

Postar um comentário